Muito mais que um Xadrez!

13 de fevereiro - chek

O xadrez é um clássico do universo da moda e muito se engana quem pensa que essa estampa é pouco versátil ou só está em alta quando as temperaturas caem… Sempre presente nos desfiles de moda, o xadrez nos surpreende por sua diversidade de padronagens que ganham cada vez mais espaço no closet feminino!

Na nossa coleção de inverno Amor à Flor da Pele, trouxemos 4 padronagens de xadrez diferentes e vamos te contar tudo sobre cada uma delas agora!

1) Pied De Poule

Clássico e elegante, o famoso Pied de Poule que traduzido do francês significa “ pé de galinha”, tem sua origem remanescente na antiga Escócia. Naquela época, era muito comum o uso do xadrez tartan para distinguir os clãns, no entanto haviam diversos conflitos inclusive com pena de morte para aqueles que usassem a padronagem de um grupo o qual não pertenciam. Dessa forma, o Pied de Poule surgiu como um tecido neutro para evitar tais conflitos e ao longo do tempo foi garantindo sua permanência no universo da moda.

A padronagem foi popularizada tanto por Coco Channel ao confeccionar seus famosos Tweeds em tecidos com essa estampa, quanto por Christian Dior que em 1947 lançou o perfume “Miss Dior” trazendo o pied de poule estampando no seu frasco.

Não podemos negar a classe e a atemporalidade dessa padronagem, que além de super estilosa é bastante tranquila de combinar, já que possui essa pegada mais sóbria e discreta.  Na nossa coleção de inverno, o pied de poule aparece de forma elegante compondo uma blusa over e uma saia lápis, peças chaves que podem ser usadas juntas ou combinadas com outros looks.

2) Buffalo

A padronagem buffalo tem sua origem em um tartan escoces nomeado  Rob Roy, pois esse clã tinha entre seus membros Rob Roy MacGregor, uma espécie de Robin Hood da Escócia. No entanto, essa estampa é conhecida na América do Norte pelo nomenclatura Buffalo Plaid e no Brasil como o famoso xadrez lenhador

Essa padronagem consiste em grandes blocos formados pela interseção de fios de cores diferentes e na maioria das vezes tem uma pegada mais rústica, mas na nossa coleção aplicamos ele à uma chemise super delicada e versátil que permite com que você brinque e componha ela de diversas maneiras, aplicando sua personalidade ao outfit.

3) Vichy

A origem do xadrez Vichy é francesa, sendo seu nome uma referência a cidade onde foi criado na década de 1950. Teve como principal influenciadora a famosa atriz Brigitte Bardot, ícone da moda na década de 50, que adorava a estampa inclusive a usando em seu casamento.

Com um ar mais street stile, essa padronagem exala feminilidade e carrega também um ar vintage, sendo formada pela disposição das cores em espaços quadriculados assimétricos, remetendo às conhecidas toalhas de piquenique.

Versátil, o xadrez Vichy é tendência tanto em estações mais quentes quanto mais frias, possibilitando inúmeras combinações de looks. Na nossa coleção, ele aparece em uma camisa e em um vestido chemise incrível, que você não vai ver a hora de chamar de seu.

4) Grid

O xadrez Grid tem como segundo nome minimalismo! Sua padronagem se caracteriza pelas linhas finas formando quadrados mais largos predominantemente em tons preto e branco o que permite a elaboração de looks elegantes, modernos e discretos.

Por ser uma peça de fácil combinação, é imprescindível ter no closet se você gosta de looks democráticos e na nossa coleção de inverno ele aparece exatamente com essa proposta em um vestido e uma calça de alfaiataria super elegantes e modernos.

E aí, qual sua padronagem predileta para estação?

Deixe uma resposta