Xadrez: chique e atemporal
11 de outubro - chek
O xadrez é definitivamente uma padronagem que já está inserida na moda. Seja nas temporadas de inverno ou nas de verão, ele sempre aparece em destaque, agregando sofisticação e criatividade às produções.
Ao longo do tempo, o xadrez foi se reinventando, criando novas propostas, formando novos padrões e aderindo às cores de cada nova coleção.
Conheça os diferentes tipos de xadrez e suas principais características.
Vichy
Tendo sua origem na França, o Xadrez Vichy se caracteriza por seu quadriculado pequeno composto por duas cores, geralmente misturando o branco com mais alguma tonalidade.
Essa padronagem foi ícone dos anos 1950 e 1960, principalmente na decoração da época, aparecendo em peças hypes como a toalha de piquenique e guardanapos. Essas características garantem o toque nostálgico e vintage da estampa.
Grid
Simples e moderno, essa padronagem possui quadrados uniformes e grandes, formados por linhas finas e únicas que contrastam com a cor do fundo.
Buffalo Chek
Clássico, esse xadrez se popularizou através da moda grunge por seus quadrados grandes que misturam preto e vermelho em sua composição.
Com o passar do tempo a padronagem se atualizou e ganhou novas propostas de cores, suavizando tons e tornando o xadrez mais leve e colorido.
Madras
Com origem indiana, o Xadez Madras se caracteriza por suas cores vivas que adicionam um mood divertido às peças.
Aparece em tecidos mais leves e possui sua inspiração nos trabalhos de patchwork.