Aquele tal do pretinho básico…

19 de outubro - chek

Se te pedissem para descrever aquele tal do pretinho básico, com toda certeza sofisticação, elegância e versatilidade seriam as primeiras palavras que viriam na sua cabeça, mas te garanto que essa peça tem muito mais história do que você imagina… 

Está preparada para vestir além da classe, todo o poder e empoderamento que ele representa?

Antes da década de 20, o vestido preto era usado somente em momentos de luto, sendo as roupas femininas regidas por resquícios conservadores da Belle Époque. No entanto em 1926, a já consagrada Coco Chanel, que libertou as mulheres das roupas pesadas e dos corpetes apertados, ousou ao publicar na Vogue um vestido preto de crepe com modelagem reta e simples, mangas longas e comprimento acima do calcanhar. Desse momento em diante, a cada década, o vestido preto se fez presente sendo consagrado até hoje como um curinga do closet feminino!

Vestido Chanel Vogue 1926

Passando por momentos onde foi mais básico e discreto como nos anos 40 (influenciado pela segunda guerra mundial) e por momentos que valorizou a forma feminina de modo luxuoso como na década de 50 (sendo um dos seus principais modelos assinados por Christian Dior), essa peça se consagrou na década de 60 na pele de Audrey Hepburn no filme Bonequinhas de Luxo, traduzindo elegância, feminilidade e requinte, qualquer seja a ocasião!

Falando no famoso tubinho preto do filme Bonequinhas de Luxo (1961), essa peça icônica assinada por Givenchy e imortalizada por Audrey Hepburn foi leiloada em 2006 em Londres , na casa de leilões Christie’s, e obteve um lance final de mais de 800 mil dólares, o que acredita-se ser um recorde mundial para um vestido usado em um filme. (Fonte: BBC Brasil)

Hoje em dia muito se engana quem acha que o pretinho básico está ultrapassado ou não é capaz de representar os diversos estilos atuais… Ao contrário disso, essa peça se mostra cada vez mais democrática indo além do bom e velho tubinho, sendo capaz de explorar a personalidade única que reside em cada mulher.

Aposte sem medo de errar nos diversos modelos, comprimentos, tecidos e invista em combinações com peças secundárias, acessórios e calçados… Se o tal do pretinho vai ser básico ou não, depende só de você!

Confira algumas inspirações desse ícone do closet feminino presentes na nossa coleção de verão!

Deixe uma resposta